Você está Navegando à Perdição?

Pr. Marvin Byers

Enquanto estava pendurado por um fio sobre as chamas do inferno, meu pai começou a gritar para minha mãe: "Chama a Rute, para ela orar por mim"!

 

Meu pai era um homem que não queria ouvir nada do Senhor. Ele mascava tabaco com as bochechas cheias. Sua maneira favorita de resolver os problemas era com socos. Ele tinha acabado de voltar do trabalho, quando de repente o Senhor fez com que ele se sentisse como se estivesse oscilando sobre as chamas do inferno, e ele teve a convicção de que iria cair nelas. A visão era tão avassaladora e clara que ele perdeu toda a consciência de seu entorno. Agora ele estava pronto para que sua irmã Rute viesse orar por ele.

Rute era cristã há muitos anos, e ela orara constantemente por seu irmão. Como ele nunca esteve disposto a ouvi-la falar das verdades do evangelho, ela só podia continuar orando. Rute era uma mulher que passava muito tempo jejuando e intercedendo. O Senhor ouviu suas orações por seu irmão, e Ele sabia exatamente como chegar ao seu coração.

 

Rute vivia em uma casa que ficava a cerca de cinquenta passos da casa de meu pai, assim que ela respondeu imediatamente ao chamado de minha mãe e veio orar por ele. Meu pai parecia alheio ao que estava acontecendo ao seu redor, mas quando voltou a ter consciência do que estava acontecendo, percebeu que estava pulando de um lugar para o outro da casa, gritando: "Está feito! Está feito"! Ele explicou mais tarde que estava se referindo ao fato de saber com certeza que havia nascido de novo e salvo do inferno.

Image by Ruslan Valeev
Image by Possessed Photography

O fruto de sua genuína conversão pôde ser apreciado por todos aqueles ao seu redor. Até o dia de sua morte, muitos anos depois, ele nunca mais mascou tabaco ou disse palavrões; suas brigas também cessaram.

 

No entanto, os anos que se seguiram não foram tão maravilhosos para sua irmã Rute. Seu marido não era cristão, e quando surgiu a televisão, ele comprou uma. Ele gostava de assistir às lutas de boxe em sua nova televisão. Como as lutas mais importantes eram aos domingos, ele tinha que assistir sozinho, pois, Rute assistia aos cultos na igreja aos domingos de manhã e à noite. Algum tempo depois, ele pediu a Rute para ficar em casa para eles poderem assistir juntos a uma luta importante.

 

Gradualmente Rute começou a desfrutar do boxe, e assim começou a faltar com frequência aos cultos de domingo à noite. Mais tarde, ela percebeu que outras coisas incríveis podiam ser vistas na televisão nas noites de quarta-feira, então ele também começou a parar de frequentar a igreja por completo. Infelizmente, ela tinha a oportunidade de ver coisas na TV que eram muito excitantes para perder. Ela também deixou de orar, de buscar a Deus e de jejuar. Em outras palavras, ela se afastou do Senhor em sua vida espiritual. O inimigo de sua alma foi capaz de usar esta nova e interessante invenção para provocar a morte em sua alma.

Existem invenções muito mais excitantes!

 

As invenções hoje em dia são muito mais excitantes do que a televisão. O que está acontecendo com os cristãos em relação a algumas dessas invenções hoje em dia?

Você tem sido apanhado por alguma delas? A Bíblia nos mostra as táticas de Satanás nos últimos dias para destruir a vida espiritual do povo de Deus.

 

As primeiras palavras de Jesus que aparecem no livro de Apocalipse são: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim" (Apocalipse 1:8).

 

Ele não diz que era o início e que será o fim. Ao contrário, Ele está dizendo que "Ele é o princípio e Ele é o fim". Como Deus nunca muda, isso nos mostra que o início e o fim serão definitivamente o mesmo. A história, de fato, se repete.

 

Se compararmos Gênesis com Apocalipse, descobrimos que as coisas que aconteceram em Gênesis acontecerão novamente nos últimos dias. Um exemplo é que em Gênesis 3 encontramos uma serpente cujo trato com uma mulher trouxe a morte à vida da mulher. O que a serpente fez foi convencer à mulher a comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Entretanto, após a queda de Eva, Deus lhe prometeu que seu filho esmagaria a cabeça da serpente (Gênesis 3:15).

 

Em Apocalipse 12 encontramos esta história repetida com detalhes surpreendentes.

Aqui vemos uma mulher, e vemos também a "antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo..." (Apocalipse 12:9). Novamente essa serpente está se opondo à mulher, mas ela será finalmente derrotado quando o filho dessa mulher nascer (Apocalipse 12:5, 7-11). Por favor, note que esta mulher é mantida por um período de três anos e meio (Apocalipse 12:6, 14). Este é um período que está especificamente relacionado aos últimos dias do fim dos tempos (Apocalipse 11:2-3; 13:5).

Entretanto, há algo muito mais impressionante, surpreendente e sinistro a ser visto nesse capítulo. No contexto dos últimos dias nos é dito: "E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar" (Apocalipse 12:15).

 

Em toda a Bíblia, a " boca " refere-se principalmente à fala ou à comunicação. Por exemplo: "Pois a boca do ímpio e a boca do enganador estão abertas contra mim. Têm falado contra mim com uma língua mentirosa" (Salmos 109:2). Aqui, a " boca " se refere à comunicação; nesse caso, a comunicação de mentiras.

 

A serpente lança de sua boca. A palavra água também é usada na Bíblia para se referir à comunicação de palavras. Um exemplo é Efésios 5:26 onde vemos que o Senhor limpa Sua Igreja com "a lavagem da água, pela palavra". Em Deuteronômio 32:1,2 lemos: "Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva." Aqui, as palavras que saem da boca de Deus são comparadas à chuva, orvalho e chuvisco —em outras palavras, elas são comparadas à água.

 

Portanto, vemos um duplo simbolismo na declaração de que Satanás lança água de sua boca. Ambos os termos se referem à comunicação, a palavras ou informações. Satanás procura destruir a mulher através de uma inundação de comunicação ou informação. Foi exatamente assim que ele levou à destruição espiritual da mulher em Gênesis 3. Ele não só a enganou com suas palavras, mas também a convenceu de que a árvore do conhecimento era "uma boa árvore para alcançar a sabedoria".

 

Estamos vivendo hoje na "Era da Informação". Há uma quantidade quase limitada de conhecimento que pode ser encontrada na Internet.

Na verdade, esse rio de conhecimento é tão profundo, tão largo e tão capaz de tornar uma pessoa sábia em quase qualquer área do conhecimento, que as pessoas estão realmente "navegando" nas águas da Internet. Entretanto, assim como aconteceu na vida de Eva, o custo desse rio de comunicação é eternamente enorme para aqueles que navegam na Internet.

Os Espirituais que se tornaram "Surfistas"

 

Alguns anos atrás, um pastor me perguntou se eu sabia algo sobre a Internet. Ele me disse que alguns anos atrás ele teve muitos membros em sua congregação que eram cristãos espirituais e maturos. Ele disse que eles costumavam ler a Bíblia à noite e orar em suas casas, mas agora tinham perdido o contato com Deus. Ele disse que o que eles faziam agora todas as noites era "surfar" na Internet (só se pode "surfar" onde há abundância de água). Eles não estavam mais interessados em buscar a Deus para a bênção de suas próprias vidas ou da vida de qualquer outra pessoa.

 

Expliquei a esse pastor que esse era um exemplo do rio de água que Satanás estava derramando de sua boca para que o povo de Deus fosse levado por ele. Assim como aconteceu com Eva, eles estão sendo levados para longe da presença de Deus e da bênção de comer da árvore da vida.

Image by Matt Paul Catalano
Image by Alina Grubnyak

Na verdade, eles não têm mais nenhum interesse na árvore da vida, pois encontraram uma árvore do conhecimento que pode torná-los sábios. Não há quase nada que não possam aprender navegando nessas águas.

 

Expliquei também ao pastor que tanto no hebraico quanto no grego bíblico, a letra "w" também é usada como um número. A maioria das pessoas hoje está familiarizada com os numerais romanos, nos quais os números são representados por letras. Em hebraico bíblico as letras eram usadas como números, e ainda são usadas em hebraico moderno. A letra "w" é o número 6. Os endereços dos sites começam com "www", ou em hebraico e grego com o número 666.

 

Não estou dizendo com isso que qualquer uso da Internet nos coloca absolutamente no terreno de Satanás. A Bíblia o chama de deus deste mundo, e isso é a confirmação de que sua influência se encontra em quase todas as áreas da vida. Seu número também é encontrado em incontáveis lugares!

 

A Internet também é chamada de "World Wide Web"* (daí o uso das três letras "w"). Infelizmente, muitos foram presos pela teia dessa "aranha", e não podem mais se livrar dela. Estudos mostram que a "Web" se tornou o maior vício conhecido pelo homem. É mais viciante do que drogas, bebida alcoólica, cigarros ou qualquer outro vício que já tenha existido.

 

Diversas pessoas perderam excelentes empregos onde ganhavam grandes salários, justamente porque não podiam mais cumprir com suas obrigações no trabalho, já que usavam constantemente à Internet em seus computadores durante o horário de trabalho. Apesar de seus chefes avisá-los repetidamente, eles simplesmente não conseguiram deixar o hábito, e eventualmente perderam seus empregos.

 

World Wide Web significa "rede de alcance mundial"

A  Era da Informação Começou no Éden

 

É importante reconhecer que a "era da informação" realmente começou no Jardim do Éden, onde Eva escolheu comer da árvore que lhe podia dar sabedoria. Ela não só perdeu seu emprego (o trabalho de cuidar do jardim com seu marido), mas perdeu sua vida espiritual. As pessoas ainda escolhem comer dessa árvore em vez de procurar comer da Árvore da Vida, o próprio Cristo. A carne goza do que a árvore do conhecimento pode dar, mas o homem espiritual anseia pela vida encontrada em Cristo, a Árvore da Vida.

 

O que podemos chamar de "Era da Informação Moderna" também começou há muitos anos. Sua concepção e nascimento aconteceu muito antes da Internet existir. Foram necessárias muitas invenções maravilhosas para nos levar até onde estamos hoje. As invenções não são o problema. O problema é que, em alto grau, Satanás tomou o controle dessas invenções e as usou para perverter e corromper a humanidade.

O telefone evoluiu para se tornar o telefone celular

 

O telefone é um exemplo de uma invenção maravilhosa e extremamente útil, que hoje está sendo usada por Satanás para destruir a vida espiritual de milhões de pessoas, atraindo-as em mais uma de muitas armadilhas. Alexander Graham Bell nunca poderia ter imaginado que sua invenção evoluiria na indústria de telefones celulares. Nem poderia imaginar que até mesmo adolescentes e crianças estariam usando seus celulares para tirar fotos e enviá-las instantaneamente para seus amigos, fotos que são às vezes lascivas e perversas.

 

Agora há outra maneira pela qual os telefones celulares estão sendo usados para aprisionar a milhões de pessoas. Essa armadilha envolve o envio de mensagens de texto. É claro que não há nada de errado com as mensagens de texto, assim como não há nada de inerentemente errado com o aparelho chamado "televisão" nem com o telefone ou a Internet. O problema é a maneira como Satanás está usando para destruir vidas.

 

As mensagens de texto podem ser uma forma maravilhosa de economizar tempo, e realizar mais coisas eficientemente no dia-a-dia do que nunca. Um telefonema convencional para um parceiro de negócios, ou para um amigo para fazer uma pergunta, ou para tomar uma decisão, pode facilmente se transformar em uma conversa de 15 minutos ou mais. Enquanto uma simples mensagem de texto pode muitas vezes alcançar o mesmo resultado em poucos segundos. Mas ao invés de nos poupar tempo, as mensagens de texto podem acabar ocupando uma grande parte de nossas vidas. Hoje em dia, a maioria das mensagens de texto não tem outra finalidade que não seja manter uma pessoa em contato constante com seus amigos. Grande parte disto não é mais que uma simples "trivialidade".

 

Mas nas mensagens de texto há algo muito pior do que perder tempo com "trivialidades".

Image by Robynne Hu
Image by Nathan Dumlao

Estou me referindo às coisas que, com o passar do tempo, invariavelmente vêm a ser comunicadas, através destas mensagens, aos amigos envolvidos. Foi comprovado por estudos, e também por um grande número de observadores casuais, que dizer coisas a outra pessoa através de mensagem de texto é muito mais fácil do que quando se fala cara a cara com ela. Em inúmeros casos, crianças, adolescentes e adultos se envolveram em relações imorais, a partir do que parecia ser a distração inocente da troca de mensagens de texto.

O poder da palavra escrita

 

Pessoalmente, conheço casos em que até mesmo pastores caíram na armadilha das mensagens de texto, terminando por se envolverem com alguma mulher, porque aos poucos foram trocando mais e mais mensagens de texto insinuantes. Esta não é uma teoria infundada. Pelo contrário, é uma realidade horrível que se repete continuamente todos os dias e que confirma incessantemente o poder das mensagens e o poder da palavra escrita. O poder da palavra escrita pode ser confirmado na vida daqueles que leem a palavra escrita de Deus. Eles logo descobrem que esta palavra é poderosa para mudar seu modo de pensar e de agir. Isso porque o Espírito de Deus está por trás dessas palavras.

O poder de Deus, ou do espírito do homem, ou de um espírito maligno está por trás de todas as palavras escritas. Salomão nos assegura que a palavra de Deus pode nos impedir da "mulher alheia, da estranha que lisonjeia com suas palavras" (Provérbios 7:1-5). O espírito de imoralidade encontra presa fácil nos jovens simples e incompreensíveis que respondem às palavras da mulher estranha que lhes envia mensagens de texto sugestivas. Na verdade, qualquer tipo de relacionamento imoral, mesmo o mais nefasto, pode ser facilmente iniciado através de mensagens de texto. Os pais que permitem que seus filhos sejam expostos a essa arma enormemente eficaz e poderosa de Satanás são pais cegos, insensatos ou, pior ainda, desinteressados ao que possa acontecer com seus filhos. Pessoalmente, duvido que Deus receba no céu os pais que pavimentaram o caminho para que seus filhos acabem no inferno!

 

Inclusive conheci jovens que têm permissão de passar seu tempo na igreja enviando mensagens de texto com seus amigos. Isso deixa claro para todos, incluindo Deus, que nem os pais nem seus filhos consideram muito importante o que está acontecendo na igreja. Pelo menos, não é tão importante quanto as mensagens de texto. Afinal, eles estão desfrutando da vida e daquelas maravilhosas novas invenções, ao mesmo tempo em que traçam caminho para a perdição eterna!

 

A Internet

 

É claro que o envio de mensagens de texto é apenas uma das ferramentas que Satanás está usando para destruir multidões. Hoje, toda criança, adolescente e adulto pode acessar e navegar na Internet quase constantemente em seus telefones celulares ou computadores. Os pais cegos e tolos não veem aí nenhum perigo. Afinal, eles sabem que seus filhos são bons e que jamais acessariam sites da Internet que sejam maus, nojentos ou vis. Eles confiam em que seus filhos farão a coisa certa.

Tragicamente, por suas ações, a maioria desses pais tolos e cegos estão declarando que consideram seus filhos mais sábios, mais maturos e espiritualmente mais estáveis do que seus próprios pastores. Baseio esta afirmação aparentemente absurda em uma pesquisa anônima realizada nos Estados Unidos, que constatou que aproximadamente 90% dos pastores evangélicos visitam regularmente e voluntariamente sites pornográficos na internet. É provável que a mesma porcentagem se aplique aos pastores na maior parte do mundo que têm acesso à internet. Se os pastores estão fazendo isso, por que os pais presumiriam que os jovens sob a liderança espiritual desses pastores não fariam o mesmo se tivessem a oportunidade? A Bíblia está errada quando nos ensina que as ovelhas serão como o pastor? (Oséias 4:9)

 

Somente os pais podem salvar seus filhos do esgoto encontrado na internet. Naturalmente, se os pais estiverem nadando nesse mesmo esgoto, haverá pouca esperança de que seus filhos não sejam como eles, porque a Bíblia também nos ensina que a maioria dos filhos acabam sendo como seus pais.

 

Satanás lançou de sua boca um rio de águas, e muitos permitiram que suas vidas e as vidas de seus familiares fossem varridas para longe de Deus enquanto navegavam por essas águas.

Se a comunicação ou informação que sai da boca de Satanás fosse pura e justa, não haveria problema para nenhum de nós. Quando o Senhor retornar, Ele certamente glorificará Seu nome usando as ferramentas que Ele permitiu que o homem inventasse. Um rio da água da vida fluirá de Sua boca para encher os canais de comunicação que o homem descobriu. Por outro lado, as "águas" espirituais que vêm da boca de Satanás trazem morte, mesmo quando ele cita a Bíblia. Ele citou a Bíblia a Jesus quando O tentou no deserto; mas depois, Jesus disse que não há verdade alguma nele (João 8:44). Essa declaração de Jesus inclui até mesmo quando Ele cita a Bíblia. Como Satanás é o deus desse mundo, podemos entender bem porque o espírito por trás de quase tudo na internet é um espírito que produz a morte.

 

Apenas um exemplo do espírito por trás de boa parte da Internet é um artigo que foi publicado nas notícias há alguns anos. Naquela época, a Internet só tinha funcionado por pouco tempo. O artigo explicava que 80% do tráfego na Internet era de pornografia. É certo que, desde então, as coisas pioraram e não melhoraram, especialmente após a decisão emitida por um tribunal federal americano em 2 de fevereiro de 1999. Essa regulamentação deu aos autores de pornografia a total liberdade para comercializar abertamente sua imundície através da Internet. Estabeleceu que eles têm todo o direito de colocar sua imundície, porque a liberdade de expressão é totalmente protegida pela Primeira Emenda à Constituição dos EUA. A regra estabelece ainda que é responsabilidade dos pais garantir que seus filhos não sejam expostos a tal imundície. É claro que eles não chamam isso de imundície, porque, nesse caso, os autores de tais perversões poderiam processá-los por difamação.

 

Em 3 de fevereiro de 1999, um dia após ter sido emitida a regulamentação da pornografia, outra decisão foi emitida pela Corte Federal dos EUA.

Image by Christian Wiediger
Image by ROBIN WORRALL

Determinou que um grupo cristão que colocou informações na Internet demonstrando a maldade do aborto, teria que pagar mais de 100 milhões de dólares para as pessoas que foram ofendidas através de seu site. Obviamente, em um mundo cheio de pessoas más que são controladas pelo deus perverso desse mundo, a liberdade de expressão se aplica apenas aos perversos e não aos justos. Alguns podem achar difícil acreditar que duas regras desse tipo tenham sido realmente emitidas, especialmente em dois dias consecutivos. A verdade é que, em ambos os casos, as regras foram manchetes no "USA Today", um dos jornais de maior circulação no mundo.

 

Além disso, existem salas de bate-papo

 

Se você ou seus amigos não foram aprisionados pela televisão, pela tecnologia dos telefones celulares ou pela pornografia na Internet, ainda há pelo menos mais uma armadilha que Satanás armou para os incautos. É outra armadilha que deve ser evitada navegando na direção oposta, ao invés de navegar para dentro dela. Já conheci inúmeras pessoas que caíram nessa armadilha. É conhecida como a sala de bate-papo.

 

É importante compreender o poder da palavra escrita. Muitas salas de bate-papo usam textos escritos para se comunicar. Se as palavras que lemos vierem de Satanás ou de um de seus mensageiros, enfrentaremos um perigo semelhante ao enfrentado por Eva. Nenhum ser humano pode conversar com Satanás ou um demônio sem ser afetado negativamente. Eu conheço uma jovem que cresceu em um lar cristão. Seu pai era pastor e ela uma líder na igreja de seu pai. Ela era mãe de duas crianças que estavam chegando à adolescência. Ela começou a conversar com um muçulmano do Oriente Médio. Pouco depois de se comunicar com ele pela internet, ela desapareceu repentinamente de sua casa. Ela tinha viajado para o Oriente Médio para morar com ele. Ela se converteu ao Islã e se tornou uma das várias esposas daquele homem.

Há alguns anos, a mídia falava com frequência de casos em que pessoas, incluindo crianças, abandonavam a casa de seus pais ou o casamento para se comprometer com alguém que conheceram na internet. As crianças costumavam ser vítimas de pedófilos. Essas coisas raramente são notícias hoje em dia. Não porque não ocorrem mais. Exatamente o oposto! Acontecem com tanta frequência que tais eventos não são mais importantes o suficiente para serem incluídos nas notícias. Muitas casas foram e continuam sendo destruídas dessa maneira. Muitas vidas foram arruinadas.

 

Pais, vocês estão permitindo que sua família navegue nas águas que Satanás está vomitando de sua boca? Você está permitindo que sua família vá para a perdição eterna? A maioria dos pais está agindo como a nação de Israel agia na época de Samuel. Israel não queria ser diferente das outras nações. Nesta vida, poucas pessoas desejam ser diferentes. Na verdade, a maioria das crianças não quer ser diferente de seus amigos. O problema é que se andarmos seguindo as multidões na vida presente, acabaremos ficando com elas para sempre - no inferno! O caminho para a vida é estreito e poucos o encontram (Mateus 7:14). Ao longo da história, aqueles que realmente seguiram o Senhor sempre foram rotulados de fanáticos e radicais. Esse pensamento vem do maligno. Agora mesmo, Satanás irá rotular você com esses nomes se não permite que seu rio o leve para a perdição eterna!